Eleições 2020 - Marketing digital

Eleições 2020: a pré-campanha já começou

Em meio à pandemia do novo coronavírus, as eleições municipais de 2020 sofreram alterações nas sua programação inicial.

O Congresso Nacional iniciou uma discussão para o adiamento do pleito que ocorreria em outubro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforçou, naquele momento, que, mesmo com mudança de data, a eleição para prefeito e vereador deve acontecer ainda em 2020.

“A ideia é não adiar. Se adiar, pelo tempo mínimo. A data limite é dezembro, talvez o primeiro domingo de dezembro. Se possível, antes, em 15 de novembro”, esclareceu o ministro Luís Roberto Barroso, eleito presidente do TSE.

Confirmada a disputa eleitoral para este ano, o que pouca gente sabe é que já é possível lançar a pré-candidatura. E mais do que isso: pré-candidatos a prefeito ou vereador já estão autorizados a lançar vaquinhas virtuais para levantar dinheiro para a campanha.

O TSE definiu as datas da eleição 2020, sendo:

  • 1º turno – 15 de novembro
  • 2º turno – 29 de novembro

Como funciona a arrecadação de dinheiro?

O financiamento coletivo via internet passou a valer no dia 15 de maio no Brasil.

A modalidade de arrecadação a partir das plataformas digitais foi adotada pela primeira vez em 2018 e segue autorizada pelo TSE.

Em cinco perguntas e respostas, entenda como funciona o financiamento coletivo para as eleições 2020:

1) O que é?

Também conhecido como “vaquinha virtual” ou “crowdfunding“, o modelo de financiamento coletivo foi aprovado pelo Congresso Nacional na última reforma eleitoral, em 2017, e surgiu como uma nova modalidade para arrecadação de recursos para as campanhas. Foi adotado pela primeira vez nas eleições de 2018.

2) Como funciona?

Para arrecadar, o pré-candidato interessado precisa contratar uma empresa de financiamento coletivo que esteja cadastrada no TSE (a lista está disponível no site do tribunal). Cabe a essa empresa recolher as doações a partir de sites criados para esse fim, mas o pré-candidato só poderá receber os recursos depois de cumprir uma série de requisitos, entre eles a apresentação do registro de candidatura à Justiça Eleitoral.

Se por algum motivo isso não ocorrer, as doações feitas no período de pré-campanha deverão ser devolvidas pela empresa arrecadadora diretamente aos doadores.

3) Existe limite de doação pela modalidade de financiamento coletivo?

Sim. O limite de contribuição individual diária é de R$ 1.064. No total, deve ser respeitado o máximo de 10% dos rendimentos do doador. Vale lembrar que, fora a vaquinha virtual, mais à frente serão liberadas as doações diretamente nas contas bancárias de campanha, nesse caso sem a necessidade de pagar as taxas geralmente cobradas pelos sites de financiamento coletivo.

4) Até quando vai captação de doações nessa modalidade?

As vaquinhas dos pré-candidatos que confirmarem o registro da candidatura seguem ativas até a data da eleição.

5) Como o dinheiro da vaquinha virtual pode ser gasto pelos candidatos? 

Exclusivamente para atividades relacionadas à campanha eleitoral em 2020. Entre elas, estão comícios, pesquisas, confecção de material impresso, propaganda, correspondência, pagamento de pessoal, aluguel de locais para atos, instalação e manutenção de comitês.

Pré-candidatura a prefeito e vereador

Embora pré-candidato, há muitas limitações que podem gerar punições lá na frente.

Neste período de pré-candidatura definido no calendário eleitoral, não é permitido pedir voto e nem divulgar o seu número.

As regras da pré-campanha das eleições 2020 são bem definidas e qualquer deslize pode configurar “campanha antecipada”.

No entanto, o pré-candidato pode e deve começar a movimentar as suas redes sociais.

A dica é que você aproveite o período que antecede as eleições 2020 para publicar conteúdo que enalteça o seu posicionamento político e ideológico. Nada de propostas, por enquanto.

Existem várias formas de construir um público fiel dentro das suas convicções por meio do uso das redes sociais, seja com o uso de fotos, textos ou vídeos. Não sabe por onde começar? Não tem problema!

Entre em contato agora com a nossa equipe e descubra como encontrar o público certo e ter sucesso nas redes sociais com o apoio da Amuleto Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *